Cassilândia
MS deve enfrentar queda brusca nas temperaturas com chegada de frente fria intensa

Uma frente fria de forte intensidade deve atingir o Brasil na próxima semana, provocando mudanças significativas no clima, inclusive em Mato Grosso do Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre terça-feira (27) e quarta-feira (28), o avanço do sistema frontal vai gerar um contraste entre massas de ar quente e frio, favorecendo a formação de tempestades e queda acentuada nas temperaturas no Centro-Sul do país.
Em Mato Grosso do Sul, a atuação do fenômeno poderá causar tempo severo, com chuvas e ventos mais intensos, especialmente nas regiões sul e sudoeste do estado. A previsão aponta ainda para uma queda expressiva nas temperaturas a partir de quinta-feira (29), com possibilidade de geada em municípios da faixa sul do estado.
A massa de ar polar associada ao anticiclone que acompanha a frente fria também deve alcançar áreas do Norte do país, como Rondônia e Acre, marcando o episódio de friagem mais intenso na Amazônia em 2025 até o momento.
Nas regiões Sul do Brasil, os termômetros podem marcar entre -3°C e -5°C, e há chances pontuais de neve nas Serras Gaúcha e Catarinense. Esse frio extremo também avança em direção ao Sudeste, podendo provocar queda nas temperaturas em São Paulo e no sul do Rio de Janeiro.