Geral
Pérolas Diárias de Sabedoria - Jesus Cristo: herdeiro de todas as coisas e nosso coerdeiro na glória
A herança divina conquistada pela obediência de Cristo e o chamado ao sofrimento que nos leva à glória eterna.

"...A quem constituiu herdeiro de todas as coisas" (Hebreus 1:2). Jesus Cristo é o herdeiro de todas as coisas. Mas, especificamente, o que ele herdou? Tudo aquilo que Adão perdeu por seu pecado. Falando em termos bíblicos: aquilo que o primeiro Adão perdeu pela sua desobediência, o último Adão, Jesus Cristo, ganhou pela sua obediência. Ele é o herdeiro de todas as coisas.
Você pode possuir uma herança terrena, mas, quando morrer, terá de deixar tudo para trás. No entanto, se você é um filho de Deus, torna-se coerdeiro com Cristo: "Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo" (Romanos 8:17). Com este versículo, o coração dos verdadeiros cristãos cantará de alegria.
Contudo, o mesmo versículo continua: "...se com ele sofrermos, para que também com ele sejamos glorificados." "Receber a herança" é algo diferente de "ter a vida eterna". A Bíblia promete: "...quem crê no Filho tem a vida eterna" (João 3:36). Recebemos esta vida eterna gratuitamente por meio da fé em Jesus Cristo. Aquele que agora está disposto não apenas a crer no Senhor Jesus Cristo, mas também a segui-lo — ou seja, disposto a sofrer como ele sofreu — este também será coerdeiro!
Por que você tem que sofrer? No sofrimento, o Senhor o liberta das coisas terrenas e, ao mesmo tempo, o aproxima de Deus. Através do sofrimento, você amadurece para a glória. Assim, a herança que Cristo conquistou para nós é completa: não apenas a vida eterna pela fé, mas também a glorificação plena através de uma caminhada de fidelidade que abraça o sofrimento como parte do processo de santificação.