Cassilândia
Produtores rurais têm até 2 de junho para declarar rebanho em MS
Pouco mais de 50% entregaram a exigência até ontem (23)

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) alerta que 2 de junho é o último prazo para produtores rurais declararem o rebanho mantido em propriedades localizadas em Mato Grosso do Sul. Cada produtor precisa preencher e entregar a Declaração de Rebanho e Atualização Cadastral de 2025. O procedimento é obrigatório e não haverá prorrogação de prazo de entrega, segundo a Iagro. A obrigatoriedade vale para todos os criadores, independentemente do tamanho do rebanho que tenham.
A declaração abrange as espécies: bovinos e bubalinos; aves de subsistência (galinhas, patos, perus, codornas, entre outras); aves ornamentais; suínos de subsistência; caprinos e ovinos; equídeos (cavalos, asininos e muares); abelhas, bicho-da-seda e animais aquáticos.
Entregas e restrições
Até ontem (23), pouco mais de 50% dos produtores haviam cumprido a exigência. Quem não realizar o procedimento de declaração dentro do prazo fica sujeito a multa e não poderá emitir a GTA (Guia de Trânsito Animal), além de sofrer outras restrições sanitárias que impactam diretamente a comercialização e o transporte de animais. O controle atualizado do rebanho é fundamental para garantir a vigilância sanitária no Estado, prevenir a disseminação de doenças e fortalecer o mercado agropecuário sul-mato-grossense, acrescenta a Iagro.
Como declarar - O processo pode ser feito de duas formas:
Online, pelo sistema e-Saniagro, disponível no site iagro.ms.gov.br;
Presencialmente, nas unidades locais da Iagro (os endereços nos municípios estão disponíveis no site acima).